MÉTODOS PARA DESCOBRIR A MEDIDA DO ANEL

Métodos oficiais

Os métodos recomendados para descobrir a medida do seu anel são com uma aneleira ou um pau medidor de anéis. Ambos podem ser encontrados aqui no meu ateliê, em joalherias ou adquiridos em fornituras ou lojas na internet. 

pau-medidor-de-aneis.jpg

pau medidor de anel

aneleira.jpg

aneleira

Na impossibilidade de medir com essas ferramentas, existem alguns métodos caseiros possíveis. São métodos que precisam ser realizados de forma bastante precisa, pois um mílimetro a mais ou a menos fazem diferença no resultado final.

Medir o diâmetro interno de um anel

Você pode medir o diâmetro de um anel que tenha em casa e que sirva no dedo que você pretende usar o anel que vai comprar. Meça com precisão e desconsidere a espessura do anel; meça apenas a parte interna do mesmo. Dê preferência a anéis sem topos largos ou com pedras em destaque, pois estes podem ficar levemente inclinados, causando distorção no resultado da medição. Recomendo anéis sem detalhes e que não sejam muito anatômicos (parte interna arredondada).

diametro-anel3.jpg

Medir  o seu dedo (comprimento)
Para saber a medida do seu dedo, se você não tiver um anel correspondente em mãos, você pode seguir as instruções abaixo:

medir-dedo.jpg

O ideal é que você realize ambos os métodos, para tentar garantir que as medidas bate. Confira o número do seu aro fazendo a correspondência das medidas conforme a tabela:

tabela-correspondencia.jpg

Largura do anel

Muitas pessoas me perguntam qual seria a largura ideal de uma aliança ou anel. Isso é relativo e depende muito do modelo que você está pensando em adquirir e quanto está pensando em gastar. O que mais afeta o peso de um anel é sua largura, portanto quanto maior a largura, mais você gastará no orçamento em relação ao metal.

 

Eu sempre sugiro que o melhor jeito de descobrir a largura é cortar tirinhas de papel nas medidas específicas e ver como ficaria. É muito simples! Basta marcar a largura com uma régua em um papel sulfite comum, cortar a tirinha e posicionar no dedo para visuailizar como ficaria.

 

Pensando nisso, já deixei prontas aqui fotos de tirinhas de 2mm, 3mm, 4mm, 5mm e 6mm para vocês terem uma noção. Mas é sempre bom fazer você mesmo para conferir como ficaria na sua mão.