CUIDADOS COM AS JOIAS

Todas as nossas joias são feitas artesanalmente em prata 950, ouro 18K, latão ou cobre. Além da base de metal, muitas vezes utilizamos outros materiais e técnicas, como pedras lapidadas ou brutas, pigmentos e tintas, pátinas, oxidações, etc. 

Cada material ou acabamento precisa de cuidados específicos, para que a joia fique linda e dure por muito mais tempo!

Pensando nisso, reunimos aqui algumas informações importantes para vocês entenderem melhor como cuidar das joias que adquiriram.

Joias foscas (qualquer metal)

Aqui na marca, 90% das nossas joias são foscas. Isso se dá apenas por uma preferência estética mesmo. Peças foscas são aquelas que tem uma aparência mais "escovada", não brilham. O acabamento fosco é feito com escovas e "buchinhas"  que riscam a joia e proporcionam essa aparência mais opaca.

Com o tempo, é natural que a peça vá sendo "polida" com o uso, ou seja, o fosco vai saindo aos poucos e a peça pode ficar mais brilhante, além de mais escura, por conta da oxidação natural dos metais.

Ao receber sua joia, dentro do pacote você receberá uma escovinha quadradinha cinza. Ela serve para fazer a limpeza da joia quando ela começar a escurecer e perder o acabamento. 

Utilize a escovinha que recebeu (ou a parte verde de uma bucha de cozinha) com água e sabão neutro. Passe a escova, pressionando bem, na joia toda. O ideal é manter o movimento da mão sempre na mesma direção, para não riscar demais a peça. Quanto mais homogêneo for o movimento, mas bem acabada sua joia vai ficar. Você pode, inclusive, passar a escovinha em cima da  parteque tem pedras (lapidadas ou brutas), ela não estraga as pedras. As únicas joias que você terá que tomar cuidado ao usar a escovinha são as que possuem aplicações mais delicadas, como oxidações (oxidante, pátina) ou pigmentações: não passe a escova em cima dessas superfícies, pois você vai retirá-las.

 

Após escovar, lave a joia em água corrente (para tirar o sabão, que pode amarelar o metal com o tempo) e seque com um papel toalha ou uma flanelinha. 

 

Temos alguns vídeos no instagram mostrando esse processo, se quiser assistir: www.instagram.com/linaprades

materiais necessários para fosquear

exemplos de joias foscas

Joias polidas (qualquer metal)

As joias polidas são o contrário das foscas, elas brilham pois o acabamento retira todos os riscos da superfície do metal. Com o uso da joia, a peça naturalmente vai riscar e ficar mais opaca ao longo do tempo. Além disso, ela também vai oxidando com o tempo, ficando mais escura. 

Para fazer a manutenção de joias polidas, a melhor solução é utilizar flanelas especias (que contém uma substância química), chamadas de "flanelas mágicas". Se você não conseguir encontrar essas flanelinhas, pode limpar a joia com flanelas próprias para lentes de óculos. 

Além disso, existem químicos, que podem ajudar nessa limpeza. O único porém é que esses químicos podem estragar pedras, pérolas, pátinas e pigmentações. Portanto, só os utilize se a peça que você vai limpar for apenas de metal.

materiais necessários para polir